"Enquanto meio de educação, a escola
foi para mim um simples vazio" [ Charles Darwin ]
A escola não tem nenhuma disciplina cujo objetivo é ensinar ou estimular o aluno para que ele seja empreendedor. A escola não prepara ninguém para ter dinheiro. No máximo, prepara o aluno para ser um empregado.
E o que dizer sobre SAÚDE? Se saúde é um dos requisitos fundamentais para uma vida feliz, deveríamos esperar que a escola - com sua suposta pretensão de formar uma sociedade feliz - ensinasse os alunos sobre como desenvolver uma vida saudável. Mas quando foi a última vez que você teve uma aula ensinando sobre como elevar a imunidade sem precisar de medicamentos? Quando foi a última vez que você aprendeu sobre como desenvolver o equilíbrio entre mente e corpo? Provavelmente nunca.
O mesmo princípio vale para os outros dois itens da lista: família e realização.
Quando foi que a escola lhe ensinou algo sobre liderança, cooperação, inteligência emocional e criatividade? Quando foi a última vez em que teve uma aula sobre o propósito da vida? Quando foi que aprendeu sobre desenvolvimento da virtude, sobre justiça, sobre correr atrás de seus sonhos, sobre ter determinação, foco e coragem? Quando foi que a escola lhe ensinou a formar uma família de sucesso?
Não é estranho que uma instituição que tem a pretensão de formar uma sociedade mais feliz não ensine quase nada sobre os principais requisitos de uma vida feliz?
Pois então permita-me contar uma pequena história.
Embora a maioria das pessoas acredite que a escola pública exista desde os mais remotos tempos, a verdade é que ela surgiu no inicio do século XIX, na Prússia, com um objetivo específico: o de evitar as revoluções que ocorriam na França. E já nasceu sendo obrigatória para toda criança a partir dos oito anos de idade. A ideia era criar uma instituição que condicionasse as pessoas, desde a infância, para que se tornassem disciplinadas e obedientes. Isso era aplicado através de um regime autoritário com forte estimulação da divisão de classes, sendo também fonte de xenofobia e nacionalismo extremado. Com o passar do tempo, muitos países importaram esse modelo de escola, alegando tratar-se de um mecanismo para divulgação do conhecimento e promoção da igualdade, quando, na verdade, promovia justamente o oposto disso.
O propósito original da escola, então, não era prover uma vida feliz para o cidadão, mas condicioná-lo para ser uma peça funcional para a produção e para os interesses do Estado, com obediência e alienação.
E tal filosofia persiste nos dias atuais, embora melhor disfarçado.
Quão livre você está deste sistema? Você está lutando por aquilo que deseja para sua vida? Ou aceitou ser apenas mais um tijolo na parede?
Everton Spolaor
Para mim, escrever envolve pensar, sentir, questionar e, principalmente, ouvir. Exploro nas palavras o inexorável universo das ideias vivas. Se você lê minhas palavras e as responde, mesmo que apenas em pensamento, eis que embora não nos conheçamos tramamos o tipo mais verdadeiro e louvável de comunicação.
|
|
|