Livro Inteligência
Sobre o Autor
Conteúdo
Comentários/Leitores
Trechos do Livro
Frases citadas
Bibliografia
Discussões
Compre aqui!
Inteligência
Seja você mesmo!
Desprograme-se!
Sensação de vazio?
Pensar profundo
Tergiversações
Filosofadas
Seja punk
Q.I. 180 pontos
Amplie seu Q.I.
Efeitos paralelos
Sábias conversas
Inglês autodidata
O fluxo do tempo
Caminhos do Sucesso
Solidão
Arrogância
É a vida curta?
Referência
Diário da estrada
Textos de Everton
Ufologia
Sobre o autor
Everton Spolaor
Sou um simples mortal que cultiva o constante aprimoramento do intelecto e que se esforça para tornar este mundo um pouco melhor. Seja bem vindo ao meu website.
Fontes de Inspiração:
Emerson, Einstein, Krishnamurti, Charles Darwin, Thoreau


Seja PUNK mas não seja burro!

Quando eu estudava Engenharia na UFRGS, um dos meus colegas tinha um aspecto que fugia completamente dos padrões que a sociedade impõe através de seus modismos. Olhando para seu cabelo espetado e suas roupas velhas surradas, jaquetas arrebitadas com frases de indignação às injustiças do Estado repressor, botas de militar e a atitude subversiva, era fácil encontrar um rótulo para ele: PUNK!

Sim, tínhamos um colega punk na aula. Alguns colegas não gostavam dele. Em verdade, a maioria dos colegas procurava manter distância daquele sujeito esquisito. Especialmente as patricinhas, que achavam seu visual muito agressivo. Mas apesar daquela aparência maluca e de sua revolta para com o sistema, o colega era gente fina.

Compartilhe



Durante os intervalos das aulas ele conversava sobre os mesmos assuntos que todo mundo costuma conversar, mas não era raro ele começar a falar sobre o "mundo besta" em que vivemos. Ele afirmava que vivemos em um mundo besta, cheio de gente besta e de valores bestas. Um mundo de pessoas aprisionadas por diferenciações preconceituosas. Besta tal qual a idéia de que preto, branco, ling ou tcheca faz alguém menos ou mais que alguém. Um mundo de rapazes machistas e prepotentes que têm em sua estupidez seu maior culto, rapazes que querem ser fortões, ricos, bem vestidos, adaptados ao social. Garotos que concorrem por garotas e as enxergam como troféus e como coisas a que se possa possuir.

Alguns anos depois desta época de faculdade eu estava caminhando pelo centro tumultuado de Porto Alegre quando subitamente alguém me puxou pelo braço. Era um sujeito que estava de camisa e gravata. Perguntei o que ele queria, e então ele perguntou:

- Ô, meu! Você não lembra de mim, pô?

Só aí então eu percebi que aquele sujeito ali, de cabelo curto, gravata e carregando uma pasta na mão, era exatamente aquele punk maluco que estudava comigo na faculdade.

Será que ele havia sucumbido ao sistema, ao capitalismo maldito que tanto depreciava em suas conversas? Fiz a ele esta pergunta, e sua resposta foi:

- Sou punk, mas não sou burro.

O que ele quis dizer com isso é que continuava acreditando nas mesmas coisas que acreditava antes, mas como está imerso em um mundo que funciona por aparências, teve que fazer algumas adaptações para poder extrair dele melhor proveito. Que vantagem ele teria se saísse por aí com o cabelo espetado e roupas esquisitas? Quem daria emprego a alguém assim? Se essas são as regras do jogo, porque não se adaptar a elas?

Acho que todos nós deveríamos ser um pouco punks. Mas para ser punk não é preciso espetar os cabelos ou usar uma jaqueta com uma caveira enorme. Ser punk quer dizer ter uma mente que questiona a sociedade, com seus sistemas, seus preconceitos e suas crenças. Ser punk quer dizer ter idéias próprias, não aceitando passivamente o que os outros querem que você acredite.

Seja punk, mas não seja burro!

Everton Spolaor


Você gostou deste texto?
Então conheça também o LIVRO do mesmo autor:

Clique aqui e compre o livro de Everton Spolaor.
Escrito de uma forma divertida e simples, o livro "Inteligência: caminhos para a plenitude" ensina os passos que todo homem deve dar para desenvolver uma personalidade mais autêntica, mais interessante e mais criativa.


Comentários dos visitantes

From: "Evily" [avri.romana5000@hotmail.com]
Date: Sat, December 5, 2009 9:45 pm

eu concordo plenamente com o que ele disse. esta certicimo pow'.parabéns querido belo texto' (;

From: "samanta" [samy_bjus@bol.com]
Date: Tue, December 29, 2009 11:38 pm

ola gostei do texto
Abriu um pouco a minha mente. Eu sou uma garotapunk de15 anos e sempre questiono q nunka querem me deixar ser eu mesma e sempre qrem q eumude mas seja oq for eu ñ mudo nem vo mudar pq ser punk num é usar rosa e vestidinhu éser novo criativun essas porras ok!

Comente este texto:

Para comentar, basta utilizar o formulário abaixo.

Seu nome :
Seu email :
Comentário:




Conheça o meu primeiro livro:

INTELIGÊNCIA:
Caminhos para a Plenitude
Desenvolva uma mente mais criativa

Muito além do Q.I., a verdadeira inteligência é aquela que dá ao homem o poder de modificar o ambiente através de idéias que foram formadas pelo livre pensamento e que não estão presas à pujança dos instintos animais. Através do encadeamento de idéias busquei elaborar uma obra espirituosa, objetiva e eficaz no sentido de despertar nas pessoas aquilo que a Natureza, em sua intangível sabedoria, nos concedeu de mais valioso: o poder de pensar.


Gostou deste site?


Copyright 2007 by Everton Spolaor
www.sombrasdarealidade.com.br


Início || Contato com o autor: evertonlspolaor@yahoo.com.br