Sinceramente, é muita babaquice deixar um animal sofrendo a vida inteira, preso num cubículo fedido, só para satisfazer as orelhas de alguém.
E o pior é que sempre aparece algum boçal de mentalidade claudicante tentando dar justificativas para seu ato injustificável, utilizando-se de argumentos idiotas, como "ah! mas na gaiola o passarinho vai viver 12 anos... se ele fosse livre viveria só uns 5 anos". Se você pensa assim, sugiro que faça o mesmo com você! Tranque-se numa porcaria de sala e fique lá dentro a vida inteira. Afinal de contas, é nisto que você acredita, não é mesmo? Se você sair na rua, corre o risco de ser atropelado, de ser assaltado... então fique a vida inteira preso num cubículo fedido, que será muito mais seguro para você. Quero ver se você vai ficar cantando e assoviando a vida toda em meio a uma existência de tédio e clausura.
Acho impressionante ver por aí algumas pessoas que se julgam muito justas, que falam em Deus, em Jesus, em Budha, em Shrak, em Maomé, em Moon-Rá, em Quetzalcoatl, em Ozzy Osbourne, em santo da galinha preta, sei lá eu, acha que é um exemplo de dignidade, mas comete uma maldade dessas.
Na boa, se você quer acordar pela manhã ouvindo o canto de um pássaro, plante uma árvore frutífera no seu quintal, que sempre vai haver pássaros por perto. Compre um CD com o canto deles (tem vários na internet). Aprenda a imitar o canto deles. Faça o que quiser, só não seja mais um asno que anda por aí carregando os pobres bichinhos presos em gaiolas.
Desculpem-me pelas palavras acrimoniosas.