Livro Inteligência
Sobre o Autor
Conteúdo
Comentários/Leitores
Trechos do Livro
Frases citadas
Bibliografia
Discussões
Compre aqui!
Cotidiano
Seja você mesmo!
Desprograme-se!
Sensação de vazio?
Sua liberdade
Rebele-se!
Filosofadas
Seja punk
Mundo de Ilusões
Mundo de Ilusões
Conspirações
Dreamland
Vídeos
Referência
Diário da estrada
Viajadas do autor
Gente que faz
Everton Spolaor
Sou um simples mortal que cultiva o constante aprimoramento do intelecto e que se esforça para tornar este mundo um pouco melhor. Seja bem vindo ao meu website.
Fontes de Inspiração:
Emerson, Einstein, Krishnamurti, Charles Darwin, Thoreau

:: Autoritarismos

Não sei ao certo o que é mais irritante: uma pessoa autoritária ou uma pessoa submissa. Ambas são exemplos de como não deveríamos agir. Mas da mesma forma que o puxa-saco só existe porque existe o saco-puxável, creio que a maioria dos comportamentos autoritários só existem porque existem pessoas submissas.

Eu já vi a cena diversas vezes. Existem alguns chefes que vão testando seus subordinados, vão fazendo pequenas ofensas e aplicando pequenas doses de desrespeito. O subordinado não reage, fica apenas "engolindo sapos", e então o chefe vai se achando no direito de repetir suas agressões, cada vez com maior intensidade.


Ao longo de nossas vidas vamos recebendo a "orientação" de que devemos respeitar os mais velhos e obedecer as autoridades. O engraçado é que todo mundo tem autoridade: O professor tem autoridade, os pais têm autoridade, os avós têm autoridade, o patrão tem autoridade, o policial tem autoridade, o pastor tem autoridade, o bispo tem autoridade... Aí o que acontece? Algumas pessoas acreditam que é normal ter que se submeter às vontades alheias, e nada fazem quando sofrem humilhações, privações ou desrespeito.

Existem várias ocasiões em que outras pessoas agem com desrespeito para conosco. Abaixo estão alguns exemplos. Reflita sobre eles e revolte-se.

Brigue um pouco! Não deixe que pisem em você.





Furões de fila
    No final do ano passado, na época de Natal, eu havia comprado alguns presentes e entrei em uma fila para fazer o pacote com aqueles papéis enfeitados. Havia quatro pessoas na minha frente. Então, uma mulher foi se metendo na frente de todo mundo, foi se fazendo de tonta e furando a fila. Algumas pessoas na fila ficaram apenas se olhando, com expressão de indignação, mas nada fizeram. Então eu joguei a primeira pedra: Dirigi-me até esta mulher e falei:

    - Com licença... a fila é aqui, viu?

    Ela respondeu:

    - Ah moço... é só um pacotinho, é rapidinho.

    - Sim, é rapidinho, mas o meu também é, e o dos outros também é. Todo mundo é rapidinho, então faz o favor de entrar na fila.

    A mulher ainda insistiu:

    - Ah, mas é só uma compra que eu tenho.

    - Não interessa. Se quiser furar a fila, pode furar, mas não na minha frente.

    A mulher então desistiu e foi para o final da fila, indignada.

    Talvez você seja dessas pessoas que pensa "Não vale a pena ficar se estressando por causa de alguém que só furou a fila". Pois eu vos digo que vale a pena sim. Vale muito a pena! Sabe por que? Porque se você não disser nada, com certeza a cena vai ficar na tua cabeça por um bom tempo. De vez em quando você vai lembrar dessa pessoa que obteve "vantagem" sobre você e vai pensar "Putz, eu devia ter dito isso, isso e aquilo pra ela...". E isso é stress. Você não jogou pra fora sua indignação. Tudo bem, foi uma pequena dose de indignação, mas se você for acumulando pequenos desaforos todos os dias, isso vai acabar te causando uma enorme revolta interior, e você nem saberá a causa dela.

Durante toda a sua vida você tem ouvido um monte de "Nãos". Você não pode falar tudo o que tem vontade de falar, não pode fazer o que tem vontade de fazer, não pode pensar o que tem vontade de pensar.

Voce não diz tudo o que gostaria de dizer porque tem medo de ofender alguém, de ferir os sentimentos alheios. Não diz o que gostaria de dizer porque tem medo de ser prejudicado no seu emprego, na sua vida particular. Tem medo do que os outros irão pensar de você.

Você não faz tudo o que tem vontade de fazer porque tem medo de ser tachado de louco, de anti-social ou de metido a besta. Novamente, eis estampado aí o medo do que os outros irão pensar de você.

Você não pode pensar o que tem vontade de pensar porque sua religião o proibe de pensar em coisas ilícitas. Sexo é pecado, e se você pensar nessas coisas irá queimar no fogo do inferno...

Chega de tanta chatice! Rebele-se! Brigue um pouco! Respeite o próximo, mas viva a vida do jeito que você quer, e não do jeito que as outras pessoas querem.



Comentários dos visitantes:

From: "Elce" [elce.mara@hotmail.com]
Date: Tue, August 12, 2008 4:23 pm

Muitas vezes vc vive os padroes que lhe foram imposto por toda sua vida.E nem se da conta que no fim vc não passa de uma massinha de modelar.Que a sociedade,pais,amigos,enfim,os outros te transformaram naquilo que eles acham "correto".
Fazer o que os outros querem e não o que você realmente deseja é uma falta de respeito consigo mesmo.Uma forma de tortura.Estou aprendendo a me permitir!

From: "Senhor Bertrand" [senhor_bertrand@hotmail.com]
Date: Tue, September 23, 2008 5:28 pm

Eu sempre fui coerente comigo mesmo, sempre determinado a expor meus sentimentos e pensamentos independentemente se outros irão ou não se magoar. Penso que quem mereça cuidados seja eu mesmo, portanto manter a hombridade, virilidade e também o respeito tem que começar não exigindo o respeito mas sim, conquistando-o, porque de outras pessoas você não pode exigir algo, mesmo se pudesse nunca teria algo que realmente valesse a pena, portanto ou você conquista ou tem migalhas.Meu lema é; Eu não peço, eu pego !

From: Danielle [danielle_gilopes@hotmail.com]
Date: Tue, September 20, 2010 5:28 pm

Concordo plenamente com o post, me identifiquei muito com vários exemplos, me fez refletir bastante.Parabéns pelo blog, finalmente achei algo interessante pra ler...rs

From: kenia [kenianjos-1@hotmail.com]
Date: 06/2011

Estava precisando muito de uma palavra de motivação como essa,me identifiquei muito com isso.Parabéns e espero aprender mais nesse blog adorei achei muito interessante,sensato e motivador!


Comente este texto:

Para comentar o texto, preencha o formulário abaixo:

    Seu nome :
    Seu email :
    Comentário:





Copyright 2007 by Everton Spolaor
www.sombrasdarealidade.com.br


Início || Contato com o autor: evertonlspolaor@yahoo.com.br