• INTELIGÊNCIA
  • PUBLICAÇÕES
  • PENSAMENTOS
  • INQUIETUDE
  • O AUTOR
  • DEPOIMENTOS
  • COMPRAR

  • Visite e curta nossa página no Facebook

    PERCA O MEDO DE D I R I G I R


    Olá, amigos!
    Recentemente um colega de trabalho contou-me que comprou um carro há três meses mas que até hoje não teve coragem de tirá-lo da garagem. É o tal do medo de dirigir.

    Mas como é que pode alguém ter medo de algo que é tão legal? Nada como poder ir a qualquer lugar, na hora que quiser, sem precisar depender de carona, de ônibus, de vizinho, marido, esposa, tio, taxista, guincho, bicicleta, carroça ou seja lá o que for. Como é que pode alguém ter medo de algo tão simples e prazeroso quanto dirigir um automóvel?

    Conheço gente que tem dinheiro para comprar um carro, mas que não o compra simplesmente porque teme atrapalhar o trânsito. Tem medo que as pessoas comecem a buzinar ou que acabe causando um acidente. Pensando nesta questão, decidi elaborar algumas dicas para ajudar as pessoas a superar este medo. Então aperte o cinto, acredite em si mesmo e leia com carinho as dicas abaixo.





    Há alguns anos, quando eu estava me preparando para fazer meu primeiro vôo de parapente, senti-me um pouco apreensivo. Não senti exatamente medo, mas minha mente insistia em sugerir que eu avaliasse melhor os riscos, principalmente porque meia hora antes um novato havia caído e se machucado todo no mesmo lugar onde eu estava. Como eu já conhecia os instrutores de vôo e os equipamentos, e como o tempo estava em condições perfeitas, decidi ir em frente, e foi uma experiência muito legal.

    Sempre que nos deparamos com uma situação nova, é comum que nosso cérebro nos envie mensagens para que avaliemos todos os riscos e tomemos a decisão mais segura. Estas mensagens, quando bem administradas, podem servir para tornar nossas atividades mais seguras. Quando, porém, transformamos essas mensagens em medos, em temores irracionais, o resultado pode ser que acabamos nos privando de muitas coisas legais da vida, como o ato de dirigir.

    Então, se você é uma destas pessoas que têm vontade de dirigir, mas está sendo atormentada por um sentimento de medo, aqui vão as dicas:

    1) Comece com o óbvio: inscreva-se em uma autoescola e pratique bastante. Dirigindo o carro da autoescola você certamente vai se sentir com mais segurança, principalmente porque haverá um profissional ao seu lado. Lembre-se que você é uma pessoa inteligente. Lembre-se, também, que por toda parte por onde você passa diariamente há um monte de gente de inteligência medíocre, verdadeiros pamonhas, que conseguem dirigir sem medo algum. Ora! Se até um completo "asno" consegue dirigir um carro, você conseguirá também, e com o tempo irá dirigir muito melhor que aquelas pessoas. Não desanime se no começo você cometer um monte de erros. Isto é mais comum do que você imagina. Não seja covarde! Se errou, tente novamente, ora bolas! Se o instrutor reclamar, mande ele tomar no ## e procure uma auto-escola que preste. Você está pagando por um serviço, então tem o direito de errar o quanto quiser. Afinal de contas, é para isso que existe autoescola: para te ensinar a dirigir.

    Obs.: Desculpe-me pelas palavras ásperas e eventuais palavrões.

    2) Você não vai atrapalhar o trânsito. No começo, dirija devagar. Se alguém estiver com pressa, que acorde mais cedo. Que se dane! O mundo não vai acabar só porque você deu umas "barbereadinhas" durante alguns dias. O universo não explodirá só porque você deixou o carro apagar algumas vezes. Por qual motivo você deveria se preocupar por ter deixado o carro morrer? Que mal há nisso? Por acaso ninguém nunca passou por isso? Olha só, meu caro ou minha cara... Se o seu veículo apagar, não se apresse. Desligue-o tranquilamente e religue-o com calma, como você faz com o computador quando ele trava. Ninguém vai te espancar toda vez que teu computador travar, não é mesmo? Não fique estressado, pensando que vai ser linchado só porque deixou o carro apagar. Que se dane se alguém buzinar ou gritar uns palavrões. Se por acaso for eu quem estiver atrás de você (no carro, não confunda...), e se você demorar para religar o carro, com certeza vou dar uma baaaaaaaaaita buzinada. Mas, neste caso, apenas ignore! Concentre-se no trânsito e em como dirigir corretamente. Com o tempo você pega o jeito e entra no ritmo de todo mundo. Acredite, você se surpreenderá em quão rapidamente dominará o volante.

    3) Dirija de madrugada! Sim! Pegue o carro às 3 horas da madrugada e saia pelas ruas da sua cidade. Neste horário as ruas estarão vazias e você pode aproveitar para saber como virar nas esquinas, para saber onde estão os sinais de trânsito etc. Evidentemente, se você mora em uma cidade violenta, esta dica não se aplica. Uma opção neste caso é dirigir no domingo de manhã. Lá pelas oito horas, a maioria dos bêbados e ladrões estão dormindo ou estão na cadeia.

    4) Acredite, dirigir é mais fácil que mastigar aranha. Encare o seu medo como um desafio. Desafios foram feitos para serem superados, atropelados, aniquilados, estraçalhados. Medo é sinônimo de fraqueza, e fraqueza é uma execrável característica. Deixe a fraqueza para os fracos. Seja forte e encare o volante. Estou certo que em poucos dias você estará dando risadas e dizendo:

    "Mas como é que eu tinha medo de uma coisa tão boba como dirigir?"

    Espero que estas dicas lhe sejam úteis.

    Por fim, gostaria de dizer que a autoconfiança abre muitas portas nesta vida.
    Recentemente eu publiquei um livro intitulado "Inquietude", que demonstra os motivos dessa inquietação interior que algumas pessoas têm e ensina como transformar o medo em FORÇA, autoconfiança, entusiasmo e energia para o dia-a-dia.
    Você pode conhecer o livro neste link:
    CLIQUE AQUI PARA CONHECER E COMPRAR O LIVRO

    Um abraço, e bom proveito!

    Um abraço,

    Everton Spolaor



    Você gostou deste texto?
    Você quer ser mais autoconfiante?
    Então conheça também o LIVRO de Everton Spolaor:

    Clique aqui e conheça o livro de Everton Spolaor.
    Escrito de uma forma prática e simples, o livro "Inquietude: Desperte sua força interior" ensina como desenvolver a confiança em si mesmo e ser capaz de enfrentar a vida de forma positiva, com entusiasmo e alegria.


    Comentários dos visitantes

    From: "dora" [doramarques10@hotmail.com]
    Date: Fri, September 4, 2009 9:40 pm

    muito bom! gostei muito dos conselhos, acho que dessa vez eu consigo enfrentar o volante

    From: "magali" [magali.roma10@yahoo;com;br]
    Date: Mon, September 28, 2009 12:37 pm

    Olha! achei o maximo seu conselho, eu entro no carro emudo completamente esqueço tudo erro tudo e fico apavorada mas não acho que é só aceitar e pronto eu tenho que enfrentar mas confesso é muito difícil, mas estou tentando e vou conseguir se Deus quizer ha! e ele quer. Obrigada

    From: "Jessica" [jessica-figueiredo@hotmail.com]
    Date: Sat, October 31, 2009 1:48 am

    Olá! adorei suas dicas!
    Ja pensei em dirigir de madrugada, para aprender deve ser uma blz!!mas não me deixam!!!dizem q posso ser assaltada, estuprada ......... Que eu faço??ja pensei em pegar um automatico, mas é carinho e no momentonao possuo tais condições........ Ja paguei aulas pra habilitados e nd adiantou, afinal o instrutorfazia td, e eu apenas "imaginava" q estava dirigindo...ou seja, não adiantou nada!!oq fazer! quero mto dirigir,mas soh consigo de madrugada, oq fazer??

    From: "Lene" [lenyvictor@gmail.com]
    Date: Sat, January 2, 2010 12:31 am

    Amei seu cometário, pois dirijo faz uns anos e tirei carteira, mas meu pai me proibiu de dirigir, hoje tenho um carro e tive que ir para uma auto-escola reaprender, só que quando saio nas ruas passo marchas erradas e já deixei o carro morrer várias vezes, mas não desistirei vou dominar as marchas e vou conseguir.
    Vejo até uns tampinhas em cada carro grande dirigindo, com perninhas curtas isso me anima.

    From: "wanilza" [wanilza2010@hotmal.com]
    Date: Sun, April 11, 2010 7:31 pm

    Valeu pelas palavras de positivas, tem que ser assim mesmo, senão a gente não sai nem do lugar.

    From: "Magally - PE" [n-jambo@hotmail.com]
    Date: Sat, July 10, 2010 1:38 am

    Até dirijo, porém, nunca só.. já fui de casa até o shopping, com o freio de mão puxado... só percebi, qundo começou o cheiro horrível de borracha queimando... Tenho carro há nove meses e só e somente só, dirijo em minha cidade ntal por ser o trênsito muito mais calmo e não tem semáforo pois, um dos meus maiores medos é apagr o carro na hora que o sinal abrir...não tenho muita segurança mas, estou fazendo tudo que eu "aprendi" na auto escola, co mo um manual mental pra ver se crio coragem de ir trabalhar e pra faculdade dirigindo BEM e sozinha...

    De: suzana porto alegre [suzanaartesanatos@hotmailo.com]

    Sou louca pra dirigir,tenho carro já fiz bastante horas aulas saio pouco com meu carro e quando saio sempre levo alguém comigo para me passar segurança,detalhe ainda não tirei a CNH pois falta fazer a prova que estou sempre adiando por medo de ser reprovada,mas não vejo a hora de acabar com tudo isso e estar com a CNH na mão para me sintir segura e perder um pouco de medo de dirigir que tenho......

    De: marcia aparecida moreira. [marciaaparecidaseverino@bol.com.br]

    Achei muito bom os conselhos vou tentar pegar o carro sozinha pois so dirjo com o meu marido do meu lado...

    De: Regina [regina_maceu@yahoo.com.br]

    Tenho 45 anos e venci o medo , e fui para auto escola ,já estou na aula 21, e meu exame é agora dia 9/12/2010.Estou muito feliz mais tambem com um pouco de medo, mais creio em Deus que irei conseguir , pois para mim sera uma vitoria, não tenho mas medo, mais dou ainda algumas erradinhas como sair de 1 marcha e as setas!! , mais o Senhor é meu Pastor e confiu nele , e irei conseguir, depois coloco se eu passei.Abraçõs

    De: Marli Santaos [marli_santosgp@hotmail.com]
    Em: 14/04/2011

    Olá Everton Spolaor,li sua mensagem e me encoragei. Depois de uma cirurgia de varises mau sucedida fiquei deficiente do pé esquerdo,e entrei numa síndrome do pânico. Tinha medo até do vento. Sua mensagem me encorajou. Com quase 50 anos entrei na auto escola, e hoje 14/04/11 foi minha primeira aula na rua, vou comprar um honda automáticoEX com desconto de 25% e nem I P V A vou pagar. Estas são bênsãos que DEUS mandou para mim. Assim que fizer as aulas vou tentar se passo, depois conto mais para vocês. Abraços, Marli

    De: Carmem [cloliveira08@hotmail.com]
    Em: 06/2011

    Tenho 52 anos, estou fazendo auto-escola, estou na setima aula, meu problema e que não consigo ter o controle do carro, este final de senama fiquei meu em duvida, mas lendo sua reportagem sobre medo, fiquei mais animada, pois eu vou tirar esta carteira, pois já venci batalhas mais dificeis, do que esta. Vou dar trabalho para meu estrutor, mas vou trocando até acerta um melhor onde eu me acerto mais, shou medo............obrigada pela luz

    De: Roberta [silvadosreis.roberta7@gmail.com]
    Em: 06/2011

    Achei otimo esse texto me encorajou quero tirar carta mas sou muito nervosa , medrosa, cagona um horror gente o pior pra mim é trocar as marchas me atrapalho toda um desastre mas vou conseguir torçam por mim. abraços

    De: Cinthia [cinthia.arlene@hotmail.com]
    Em: 06/2011

    Olá,Quero compartilhar minha imensa alegria com vcs.Tirei a habilitação tem uns 3 meses e sempre que pegava o carro tinha q ser c/ o esposo do lado e isso me deixava muito triste,porém pensei:tenho q ter coragem e encarar e hj sai sozinha,ocorreu tudo bem fiz tudo como o previsto e não vou parar por aqui!!Colegas,imaginem assim:tantas pessoas conseguem,pq vc não pode conseguir tb? É difícil é,mas os desafios estão ai p/ serem encarados.Coragem e boa sorte!!!

    De: Erivaldo de Almeida [ErivaldoAL@CORREIOS.COM.BR]
    Em: 06/2011

    Eu comprei um carro a pouco tempo, comesei a dirigir com ele. mais quando estou dirigindo fico um pouco apreensivo,e nervoso no transito com muito carro.

    De: beto [beto-freire-taua@hotmail.com]
    Enviadas: Domingo, 21 de Agosto de 2011 20:00

    Me atrapalho um pouco na hora de sai de primeira marcha, e tambem na hora de passar as outras marchas e colocar em neutro o carro andando.. e em subida tenho medo por favor me der umas dicas.

    De: Lara [lara7228@hotmail.com]
    Enviadas: Sábado, 20 de Agosto de 2011 19:40

    Everton, adorei suas palvras de incentivo, putis tõ revoltda meu sonho era comprar um carro, levou anos pra eu e marido conseguirmos, compramos um carro zerinho!!!só que o problema que não sei dirigir , sou obrigada a ficar no banco do passsageiro.mais espero que seja por pouco tempo!!! bjs

    De: hellen
    Enviada: Quarta-feira, 17 de Agosto de 2011 18:11

    Olha, acho que acabei de ter o melhor empurrao que podia ter obrigadaaaaaaa

    De: Mirian [mirianetwork@hotmail.com]
    Quarta-feira, 10 de Agosto de 2011 16:21

    Estou na auto-escola, completei as 20 aulas e já contratei outras 14, das quais faltam 8 pra poder marcar o exame com mais segurança porque ainda erro muito...Sempre pensava em dirigir mais o medo ñ me liberava,já pensava no pior... pois tinha medo de causar um acidente e deixar alguém sofrendo por minha causa. Agora ñ penso mais assim, graças a Deus. O incrível é que me casei com uma pessoa que também pensava exatamente igual a mim na questão do medo e mesmo tendo conseguido tirar carta "D" não consegue nem tirar o carro da garagem pra lavar. Mais agora me inspiro em pessoa que começo que são mais frágeis do que eu e conseguiram e agora, busco a todo custo a minha realização como motorista e sei que serei habilidosa e prudente... confio em Deus pra chegar lá...
    Grata pelo incentivo

    De: Ana Paula Morais [annanut15@yahoo.com.br]
    Quinta-feira, 4 de Agosto de 2011 17:18

    Adorei as dicas,e concordo com elas, sempre pensei em dirigir de madrugada mas tenho medo do povo q vem da balada

      Resposta do Everton:
      Olá, Ana.
      Muito bem lembrado. Mas há dias em que raramente há festas. Na madrugada de segunda para terça-feira, por exemplo, dificilmente haverá alguma balada. Um abraço, e obrigado por visitar meu website!

    De: Adriano Marques Alves [adrianomarques99@hotmail.com]
    Este texto foi de uma importancia grande para mim, pois foi quando o li que perdi o medo. obrigado por este texto.

    De: Orlando [nectonet@yahoo.com.br]
    Enviadas: Sexta-feira, 10 de Agosto de 2012 12:10
    Cara, sensacional! O medo de dirigir é colocado de uma maneira tão banal que de imediato nos faz ver o quanto perdemos só em pensar no que pode acontecer se formos sair pilotando um carro, lógico que não vamos sair por aí insandecidos como alguns fazem, afinal um condutor louco é um homicida e um suicida impotencial, presta atenção! Pô!

    De: Fatima [fatima.herc@yahoo.com.br]
    Enviadas: Segunda-feira, 30 de Julho de 2012 14:38
    rsrsrs valeu pelas dicas, vou vencer a camisa de força que me prende a respiração e superar este grande desafio. obrigada

    De: vania [evane.barreto@hotmail.com]
    Enviadas: Sexta-feira, 27 de Julho de 2012 20:19
    Eu adorei essa dica para ja apartir de amanha o meu medo sera vencido onrigado pelas dica amei

    De: jose erivaldo [erivaldo_bombeirotodo@hotmail.com]
    Enviadas: Sexta-feira, 6 de Julho de 2012 13:08 Olá,everton cara vc eo carra estou habilitado aproximadamente 1 més.aprimeira vez que pequei um veiculo para sair foi uma dificuldade, ontem peguei um veiculo para sair e todo mundo começava a criticar, ou melhor abuzinando isso me deixou com muita ansiedade isso e chato!!!não? JÁ com esses conselhos eu conserteza vou consequir firma uma pratica, com mais qualidade obrigago!!!

    De: angela maciel custodio [angelamacielcustodio@hotmail.com]
    Enviado em: Domingo, 9 de Dezembro de 2012 21:28
    Adorei pois tirei a minha carta estou com a definitiva a pouco tempo estou dirigindo bastante as vezez erro as pernas ainda treme um pouco mas estou sempre tentando concertar os erros para mim ser uma motorista legal valeu essas dicas beijos

    De: igor [igor-timao45@hotmail.com]
    Enviado em: Sexta-feira, 7 de Dezembro de 2012 9:04
    Eu adorei seu texto aigão mas eu so tenho um problema na hora de sai com carro eu solto a embreagem com tudo vc tem um conselho pra me ajuda amigão sim ou nao firmeza

    De: Bia [nn-fabi@hotmail.com]
    Enviado em: Quinta-feira, 6 de Dezembro de 2012 22:45
    Adorei ! Rí muito e confesso que até me encorajei um pouco...Parabéns você se expressa muito bem .

    De: Ione Siva [ione_imarques@yahoo.com.br]
    Enviado em: Quinta-feira, 29 de Novembro de 2012 17:01
    Muito bom... todos os dias meu namorado vai me ensinar, enquanto estou em uma rua tranquila vou super bem, porém quando vou para onde tem outros carros eu travo, td q aprendi vai por água abaixo... sei o que tenho que fazer, mas não faço, paraliso!tenho pavor em dirigir, começo a chorar pois não tenho noção nenhuma do espaço. O pior é que vou trabalhar todos os dias de moto, onde eu vou pilotando e não tenho esse medo medo todo

    De: Guilherme M. [guimad0110@gmail.com]
    Enviado em: Quinta-feira, 22 de Novembro de 2012 18:27
    Prezado Everton. Sou um dos poucos homens que assumem ter tido medo de dirigir, numa sociedade em que saber guiar um carro parece ser a prova da masculinidade.Concordo contigo quando dizes que essa fobia acomete mais o gênero feminino. A predominância nas clínicas e escolas especializadas no medo de dirigir - e também nos fóruns de discussão sobre o assunto na Web - é de mulheres, sendo a maioria casadas.Tenho 31 anos e estou ainda na primeira habilitação. Não fiz minha CNH antes porque, uma época foi por falta de dinheiro, e depois por falta de coragem. Quando eu estava perto dos meus 18 anos, tive uma experiência ruim com o carro dos meus pais, presenciei um acidente nele, e quando eu tentei fazer uma manobra, acabei batendo com o para-choque no muro de casa. Desde então, fiquei me sentindo um incapaz de dirigir por causa disso. Meu irmão tirou a CNH logo quando completou 18 anos. Assim como vários amigos de infância dele já fizeram sua carteira de motorista.Vale resslatar que a maioria das pessoas que procuram as auto-escolas são jovens entre 18 e 25 anos de idade. Às vezes, me sinto estranho, um velho em meio à gurizada.Estou encarando as aulas práticas. Já cometi uns errinhos tipo esquecer de sinalizar antes de converter, esquecer de mudar para a 1ª marcha quando parar completamente, subir na calçada no exercício de baliza... Confesso, fiquei um tanto nervoso!Ainda faltam algumas horas para eu cumprir o curso. Quero obter minha sonhada CNH, mesmo que eu tenha de realizar a prova mais de uma vez.Abraço e boa tarde!Guilherme – funcionário público – Porto Alegre/RS

    De: Val [val.vinic@hotmail.com]
    Enviado em: Terça-feira, 6 de Novembro de 2012 16:27
    Muito obrigada pela dica, eu ja estava desistindo mas a sua força mim ensentivou...

    De: vanessa [vanessa-vcb@hotmail.com]
    Enviado em: Terça-feira, 6 de Novembro de 2012 16:24
    Muito bom, gostei das dicas! Tem algum conselho pra mim poder me concentrar nas aulas práticas e na prova final?Obrigada.

    De: luciana [luciana.mhammer@hotmail.com]
    Enviado em: Terça-feira, 6 de Novembro de 2012 15:39
    muitooooo booom amei! rs ficou schou de bola! to contigo e vo conseguir....

    De: FLOR SILVA [florsilva92@yahoo.com.br]
    Enviado em: Sábado, 27 de Outubro de 2012 21:16 TENHO HABILITAÇÃO HÁ 4 MESES E COMPREI MEU CARRO OKM. NÃO TENHO MEDO QUANDO ESTOU ACOMPANHADA,MAS NUNCA SAÍ COM O CARRO SOZINHA.ESTOU TOMANDO AULAS COM O INSTRUTOR PARA HABILITADOS COM O OBJETIVO DE TREINAR MAIS AS MARCHAS E SUBIDAS,POIS MORO EM SALVADOR E A CIDADE É RODEADA DE LADEIRAS E ACLIVES.SEUS CONSELHOS SÓ ME FAZEM TER MAIS FÉ E CONFIANÇA.OBRIGADA!

    De: Amanda [webmaster@localserv1.com.br]
    Enviado em: Terça-feira, 23 de Outubro de 2012 22:30
    Poxa cara, mt obrigada! me ajudou mt!!!

    De: lene [le.pe.santos@hotmail.com]
    Enviado em: Segunda-feira, 22 de Outubro de 2012 18:49
    nossa depois dessa eu dirijo até caminhão muito boa já superei meus medos

    De: Flávia []
    Enviado em: Quinta-feira, 20 de Setembro de 2012 21:10
    Adorei as dicas, já tenho carteira, mas e a coragem de dirigir?

    De: Míchela [santanamichela@hotmail.com]
    Enviado em: Sábado, 8 de Setembro de 2012 19:45
    Olá, estava lendo sua mensagem me alegrei e preciso tomar coragem, tenho carteira há 5 anos, mas só dirigir até tirar a carteira. Quando pego no carro dá uma tremedeira, começo a derreter de calor, erro marcha, não sei mais o que fazer!! Vou iniciar as aulas para habilitados e fazer de seu texto uma oração diária!! Torce por mim!!! E boa sorte a todos.

    De: Laila Cristina [lailacristinamady@gmail.com]
    Enviado em: Sexta-feira, 7 de Setembro de 2012 10:21
    Obrigada pelo incentivo a matéria está otima;eu tirei a carteira em março e dirijo bem,sou calma não passo de 40km/Hmas só saio com o carro com um objetivo certo,como um lugar para ir e que eu saiba o caminho KKK ainda não consigo me lançar em um lugar sei saber o caminho.O meu maior problema não é a rua é tirar o carro da garagem que tem um carro grudado no outro e eu manobro na 1ª em supermercados,na rua...

    De: Orlando [nectonet@yahoo.com.br]
    Enviado em: Sexta-feira, 10 de Agosto de 2012 12:10
    Cara, sensacional! O medo de dirigir é colocado de uma maneira tão banal que de imediato nos faz ver o quanto perdemos só em pensar no que pode acontecer se formos sair pilotando um carro, lógico que não vamos sair por aí insandecidos como alguns fazem, afinal um condutor louco é um homicida e um suicida impotencial, presta atenção! Pô!

    De: Fatima [fatima.herc@yahoo.com.br]
    Enviado em: Segunda-feira, 30 de Julho de 2012 14:38
    rsrsrs valeu pelas dicas, vou vencer a camisa de força que me prende a respiração e superar este grande desafio. obrigada

    Rubens [rbnarbame@hotmail.com]
    Meus parabéns as vezes é bom ter pessoas como vc que incentivam ,nós que estamos com dificuldades ,mas eu vou enfrentar esse medo e insegurança creio em Deus que vai me dar habilidades e paciencia não só para eu mas também pra todos vcs que estão com a mesma dificuldade ,nós somos capazes, boa sorte a todos vcs !!!

    Luciana [cyannaestrela@hotmail.com]
    Olá ! gostei mt da mensagem espero ter essa coragem td ,pois já marquei minha prova prática espero não me desepcionar,ate q nao tenho medo de dirigir me acho bastante corajosa mais ainda fico com medo de passar marcha ,mais stou superando aos poucos ,hj fui pra acdemia minha sobrinha levou o carro mais pedir pra trazer tenho q confiar em msm e ela deixou eu trazer até em casa eu não fui mt bem mais ja foi um bom começo.

    Creusa rocha [mimi1954@ig.com.br]
    Muito legal! com esse incentivo vou pegar meu carro amanhã mesmo rsrsrs Tenho habilitação , mas dirijo muito pouco,sou insegura, me sinto mais forte quando estou com alguém que pode me encorajar e não me criticar quando faço algo errsdo, igual meu marido rsrs aff! ele é demais!! reclama de tudo e isso me deixa desanimada. Mas com a força que estou recebendo ao ler essa mensagem sua... meu Deus!! você caiu do céu, era tudo que eu precisava ouvir. Valeu!!! já me sinto forte, todo mundo consegue, porque eu não!? Um grande abraço!

    Alice [alicbrisa@hotmail.com]
    Olá Everton! No dia 30/08/2013 fiz o exame de trânsito e fiquei reprovada , pois tudo o que eu aprendi na auto escola, a metade foi vencida pelo medo,na hora da prova, principalmente na ladeira e nas trocas de marchas de terceira para segunda quando tem que desenvolver o carro. Não cheguei a fazer baliza onde já havia aprendido bem, pois já havia perdido pontos na rua. Estava tudo na minha mente como dirigir e fazer uma boa prova, mas diante do novo, ou seja diante de algo que nunca havia feito, traveiiii. Não consegui nem prestar muita atenção no que o examinador dizia, e acabei subindo uma ladeira que ele não havia ordenado, daí fiquei apavorada e perdi pontos ali. Diante de suas palavras, Everton, estou mais confiante para encarar o próximo exame, e também concordo com a palavras dos meu Marido que disse: "você aprende com o seus erros e na próxima vez não irá errar mais." Também tenho uma frase que guardo comigo por muitos anos e quero que todos saibam: Insista no que vale a pena"! Sou brasileira e não desisto daquilo que tanto quero e que vale a pena saber dirigir e adquirir mais essa independência em nossa vida e ter em nossas mãos a CNH,tão sonhada e merecida conquista.Alice.

    ROSANA [RSNMOR@YAHOO.COM.BR]
    Adorei suas dicas,sao otimas, mas eu sinto muito medo guando estou dirigindo no lado do meu marido.O carro nao sai do lugar,oque fazer?

    maria da graça [graca58@live.com]
    amigo já tenho minha habilitação porcausa da moto mais de carro nem sei como sair, meus amigos pedem prá mim ensinar mais não tenho coragem nem de entrar e acabo desistindo o que faço

    Leka [edleka_girl@hotmail.com]
    Gostei muito, obrigada pelas dicas. eu dei altas gargalhadas com seus comentários. hahahahaMe ajudou muito, eu tenho muito medo de dirigir mas depois disso eu acredito que posso vencer esse medo besta. Eu amo dirigir, mas meu coração acelera qdo sento no banco do motorista. bjos

    Valeria franca [lela-lima2011@hotmai.com]
    Nossa eu tenho minha cnh ja a dezoito anos mas so agora tive coragen dr renova-la novamente cm ajuda de minha patroa mas ela me ajudou me levando pr dirigir no comeco foi dificil mas nao conseguia colocar a marcha tetseira de jeito algun cm mai quatro diad de treino meu maridi tmbem meajudando saia do serviso levava o carro mas as veses eu disia q estava cm dor de cabeca pois o medo era so em subidas ficava asustada achava q o carro ia drscer mas aindo estou cm muito medo quando chega a hr de ir embora me da ancia de vomito dor de barriga minhas msos soan mas to indo ate quando deus achat graca e tirar esse medo de minquando eu tivet firme mandarei nais mnsg dizendo cm estou mas rnquanto isso oq posso faser vc pode me ajudar me dando mais slgumas dica por favor espero anciosa se posivel o mais rapido obriga de coracao bjssssss

    irene lima [irenelima47@hotmail.com]
    obrigado pelas palavras de encetivos estou sofrendo muito estou abilitada a 1 e 6 mezis nao cosigo dirigir.

    cristina rodrigues marques [cris.marques.rodrigues@hotmail.com]
    poxa valeu!!mesmo não tenho muito medo de dirigir só não tenho muito a pratica suas dicas me deram forças para não desistir pensei ate em desistir no dia da minha prova de direção porem sei q tudo posso naquele q me fortalece cristo obrigado pelas dicas..

    thiago [ctmengenharia@yahoo.com.br]
    Caro Everton, suas dicas são ótimas e muito motivadoras, parabéns !

    CATIUCIA [catiuciasilveira@hotmail.com]
    É ATÉ PARECE FACIL..HEHHEHEEHHE...VOU TENTAR COLOCAR EM PRATICA ESSA DICAS...OBRIGADA!!!!

    Patrícia vieira [patriciabrotinho@hotmail.com]
    Gostei da forma clara e sincera de como você abordou o assunto, as pessoas que estão passando por esse processo sabem o quanto é difícil no começo, mas vale sempre tentar!!!

    Carol [webmaster@localserv1.com.br]
    Adorei o texto. Estou tirando minha primeira habilitação e sinto que meu instrutor espera muito de mim. Pensei em trocar de auto escola. É sempre bom lembrar que não precisamos provar nada para ninguém.

    Raquel [ammy_lee_c@hotmail]
    Esse medo de dirigir assola mesmo grande parte de nós mulheres. Fiz auto escola, paguei aulas a mais, o instrutor disse que eu nem precisava, que estava dirigindo bem. Mas há uns 2 meses comprei um carro lindo, dos meus sonhos e pareceu que nunca tinha entrado numa auto escola, tamanha insegurança!! Tenho treinado com meu irmão, seguindo essas dicas e melhorado aos poucos. Meu sonho sempre foi dirigir. A persistência levará a boa prática!!!

    Bruna [nabelli.alves@hotmail.com]
    Boa tarde,everton estou trabalanhando e dando boas risadas com seu texto,muito legal.

    Nice [souzanice82@gmail.com]
    Olá, Everton! Achei super legal suas dicas... tem apenas um mês que tirei minha CNH, comprei um carro e já dirigi algumas vezes sozinha apenas aqui e no bairro vizinho, o mais longe que fui foi no último domingo as 06:00 hr, em meio algumas barbeiragens devo admitir que até estou me desenvolvendo bem, mas continuo muito ansiosa. Estou tentando tomar coragem para ir para avenida, se Deus quiser logo conseguirei. Obrigado pelo estimulo!!!! Boa sorte a todos que tb estão passando pelo mesmo...

    Cristiane Alves [criska.alves@gmail.com]
    Adorei o texto, já estou na 5 aula de volante para habilitados e as vezes arrumo desculpas para não dirigir, mais com esse texto me senti mais confiante pois o problema é querer ser perfeita demais em um local repleto de imperfeições...valeu!!!

    maria de jesus santos [nutricaomjs@hotmail.com]
    amei esse texto...já estou melhor no volante,é isso mesmo mando todos pra PQP.....kkkkkkkkkkkkkkkkk obrigado!!!!

    Filo [filolambo@yahoo.com]
    Eu tenho carta a 1 mes, sempre peco meu msrido estar ao meu lado quando vou sair, se mpre saio nas ruas sem movimento e com um cero medo! soque ele exalta-se comigo quando erro alguma coisa, ate me pergunta se nao fui a escola afinal?

    Rafael [rafael.mattryx@gmail.com]
    Caro,Boa tarde!Muito bom o texto, eu comprei meu carro zero faz 3 semanas e já estou trabalhando com ele. Me sinto seguro, porém, ainda não peguei nenhuma estrada e essas coisas, preciso praticar mais.Abraço

    josefa [josefa-2012@hotmail.com]
    oi jatenho mimha CNH a um ano mais tenho muito medo de sai sozinha so dirijo quando esto com o meu marido pois tenho medo de para o carro na subida e nahora de sai eli volta para tras ok fasso brigada

    Fernanda [fer-vargas@bol.com.br]
    Everton, gostei muito da maneira descontraída que você abordou esse assunto. Já fiz as 20 aulas da auto escola e paguei mais 10, também dei algumas voltas com amigos. Porém ainda tenho medo, pois a 1ª vez que tentei sair sozinha com o carro, bati. Mas não vou desistir. Talvez eu siga a dica de sair de madrugada que é mais tranquilo. Valeu!!!!!

    claudiana [claudianadewilliam@hotmail.com]
    comecei a dirigir hoje ,suei bastante ,muito ansiosa fui deixar minha filha na escola mas acompanhada,pois fiquei insegura em andar só . Mas sei que em breve estarei dirigindo sozinha ,parabéns pela motivação e depois que li a sua mensagem pode crer que me encorajou.

    emerson [emersonteixeira@33gmail.com]
    as dicas sao otimas, mas no caso do medo, não se esqueça procure um profissional da aréa e va a luta ou seja va ao volante, instrutores com graduaçao em psicologia ja atua na aréa

    elizabete guerra duarte [webmaster@localserv1.com.br]
    meu maior sonho é dirigir,mais quando penso que tenho que tirar o carro da garagem,sinto um imenso frio no estomago misturado de dor,sinto o coracÀO QUERENDO SAIR PELA BOCA,POSSO ESTÁ FELIZ DA VIDA,MAIS QUANDO LEMBRO QUE PODIA TA APREENDENDO DIRIGIR COMECO A PASSAR MAL,AS VEZES VENSO, PEGO E TIRO E COLOCO NA GARAGEM,AI FICI FELIZ DA VIDA MAIS QUANDO NAO CONSIGO PEGAR,ME SINTO MAL,NAO SEI MAIS O QUE FAZER.SO SEI QUE NAO VOU DESISTIR EM NOME DE JESUS,

    solange c dos santos [solan35@msn.com]
    Muito obrigada pelas dicas. Excelente matéria. Minha auto estima foi lá encima!! Tenho certeza que vou vencer o medo. Felicidades.

    Andrea [piadadeia@gmail.com]
    Adorei seu texto é ótimo ,fico muito nervosa na hora de dirigir ja fiquei reprovada na prova pratica duas vezes estou indo para terceira ,mais vou superar meus medos .Comprei um carro a pouco tempo tentei tira-lo da garagem sem alguem do meu lado , consegui sai da garagem bem mas esqueci de acerta o jogo e bati no muro do vizinho ,fiquei muito nervosa, mais ensisti e dirigi com alguem do meu lado que me deu segurança . Adorei a dica de treinar na madrugada não tinha pensado nisso.Vou continuar tentando e vou conseguir minha CNH.

    Joselito [jto965@gmail.com]
    Todos nós temos nossos medos e fobias ao dirigir. Devido a 2 acidentes a alguns anos parei de dirigir por medo e insegurança, porém criei coragem e comprei um veiculo 0 KM, mas como fiquei mais de 10 anos sem dirigir, estou sentino dificuldade ao dirigir sob chuva à noite e as reduções de marchas nas subidas, visto que moro em Juiz de Fora/MG e aqui é lotado de subidas. Além do mais pessoal não pemitam que familiares fiquei dando palpites qdo voces estiverem dirigindo (tipo porque vc fez isso ou aquilo, ou nunca vi fazer isso. Principalmente aqueles que não têem CNH e se acham os tais no assunto. Atrapalha e deixa a gente muito nervoso. Também não respondam a perguntas bestas, tais como porque a luz indicadora de direção no painel é verde e lá fora é vermelha, pois estas perguntas só tiram a nossa atenção e nos irritam. Minha mulher me ficou fazendo perguntinhas assim. Resposta...mandei ela se calar!).Everton, suas orientações são boas, pois elevam nossa confiança e auto-estima, pois ter controle da direção é simples e tudo o que precisamos e espantar nossos próprios fantamas e vencer os desafios da vida moderna. Obrigado.

    ana claudia [anasilverio@hotmail.com]
    Seu texto é ótimo!!!Suas palavras me deram coragem. Sou habilitada a 15 anos, e só agora estou tendo coragem de fazer aulas, e vou dirigir!!!

    paula [paula_ribeirosantos@globomail.com]
    Parabens por suas dicas...pois tenho um carro ha 1 ano e sai com ele uma vez na rua porque estou começando a dirigir e toda vez que pego o carro pra sair meu marido fica me enchendo o quanto é perigoso e tudo mais...mais eu toda vez que vou ao shopping e volto de onibus cheio...sacolas e 2 crianças imagina..Um sufoco eo carro parado na porta de casa ai eu me desespero e fico com tanta raiva.....pra relaxar fico lendo Posts na internet sobre direçao ai o tempo passa a raiva passa e aprendo na teoria cada dia mais......valeu

    patricia [patriciabarbosa.instmusica@hotmail.com]
    obrigada pela forças,estou habilitada e sempre dirijo com meu esposo ele é muito chato e sempre acha de me reclamar dirijo legal e nao tenho medo mais os comentarios de meu esposo está me deixando pra baixo

    marli [marli.gorzynski@yahoo.com.br]
    adorei seu texto sou habilitada ha4meses tenho carro mas não saio,sempre acho uma desculpa pra não sair,e pior aquela vontade que eu tinha de dirigir passou,porque será?

    Carmelita [coroliveira@hotmail.com]
    Estava procurando algo que me fizesse parar de chorar porque nesse momento me sinto um asno, desses que você falou aí no texto. Fiz duas faculdades e não encontrei dificuldades, mas pra dirigir eu estou penando muito, deixo o carro morrer toda hora e não consigo passar marcha rápido, e muito menos em uma velocidade maior, o medo me devora aos poucos, me sinto muito mal...


    Comente este texto:

    Para comentar o texto, preencha o formulário abaixo:

      Seu nome :
      Seu email :
      Comentário:





    www.facebook.com/everton.spolaor

    Visite o perfil no FB!


    Conheça o meu primeiro livro:

    INTELIGÊNCIA:
    Caminhos para a Plenitude
    Desenvolva uma mente mais criativa

    Muito além do Q.I., a verdadeira inteligência é aquela que dá ao homem o poder de modificar o ambiente através de idéias que foram formadas pelo livre pensamento e que não estão presas à pujança dos instintos animais. Através do encadeamento de idéias busquei elaborar uma obra espirituosa, objetiva e eficaz no sentido de despertar nas pessoas aquilo que a Natureza, em sua intangível sabedoria, nos concedeu de mais valioso: o poder de pensar.


    Gostou deste site?


    Copyright 2007 by Everton Spolaor
    www.sombrasdarealidade.com.br


    Início || Contato com o autor: evertonlspolaor@yahoo.com.br