Livro Inteligência
Sobre o Autor
Conteúdo
Comentários/Leitores
Trechos do Livro
Frases citadas
Bibliografia
Discussões
Compre aqui!
Cotidiano
Seja você mesmo!
Desprograme-se!
Sensação de vazio?
Sua liberdade
Rebele-se!
Filosofadas
Seja punk
Mundo de Ilusões
Mundo de Ilusões
Conspirações
Dreamland
Vídeos
Referência
Diário da estrada
Viajadas do autor
Gente que faz
Everton Spolaor
Sou um simples mortal que cultiva o constante aprimoramento do intelecto e que se esforça para tornar este mundo um pouco melhor. Seja bem vindo ao meu website.
Fontes de Inspiração:
Emerson, Einstein, Krishnamurti, Charles Darwin, Thoreau

:: Mau humor no ambiente de trabalho

Vamos trocar uma idéia agora sobre as pessoas que trabalham sempre de mau humor. Se você, caro amigo, trabalha com várias pessoas, é quase certo que conhece pelo menos uma pessoa que está sempre de mal com a vida.
Estou falando daquele sujeito que está sempre de beiço caído, resmungando e reclamando de tudo. Pra ele, nunca nada está bom. Tudo é uma droga, um saco. E só de falar sobre essa gente que trabalha de mau humor eu já estou ficando irritado...

Há alguns dias, fui pedir um documento para um colega de trabalho, e durante alguns segundos tive que ficar ouvindo todo tipo de reclamação: "Eu não sei pra quê fazem essa porcaria desse jeito. Ao invés de mandar com o código certo ficam mandando essa $@##@%&$ sem perguntar se está bom... é uma merda mesmo! E esse programa leva meia hora pra abrir! Olha aí, que merda! Pensa que o cara não tem mais nada que fazer nessa bosta! Que &*#$*#&@##!!!"

Depois de aguardar aproximadamente dois minutos, o sujeito me passou o documento. Agora eu pergunto: O que uma pessoa ganha sendo mau humorada desse jeito, caramba?


Mas antes de você responder esta questão, deixa eu citar outra cena. Eu estava aguardando pacientemente a minha vez na fila de um banco, quando o sujeito na minha frente começou a reclamar:

"Que saco essa fila. Por que nao colocam mais gente pra atender? Pensam que a gente tem o dia todo pra ficar aqui mofando? É uma droga esse país. E olha ali! O caixa tá chamando a próxima pessoa mas ela fica ali parada. Que idiota. Vão tudo pra &$*#&#@&!!!"

Então, voltemos à pergunta: O que uma pessoa ganha sendo mau humorada desse jeito?

E já que estou fazendo uma pergunta, deixa eu fazer outra: Por quê existem pessoas mau humoradas?

Se precisamos executar uma determinada tarefa, não é pior se a executarmos reclamando? No caso do sujeito na fila, é pior ainda. Porque ele está reclamando para alguém que também está na fila. Ou seja, além de ter que esperar na fila, a pessoa que estiver perto do irritadinho vai ter que ficar ouvindo suas reclamações. Oras! Se o sujeito quer reclamar, porquê não reclama com o gerente do banco? Vai com um cartaz na frente da agência e faz uma manifestação. Vai à Brasília e xinga os dirigentes do Banco Central. Reclame. Mas reclame para a pessoa certa, não para quem está ali, pô! Vai ser chato assim lá nos quintos dos infernos!

O mau humor é um saco. Só de escrever os últimos parágrafos eu já fiquei também de mau humor. Oras! Se a pessoa não está satisfeita com seu trabalho, então vá pra $%&#%&... arranja outro emprego que a deixe feliz e pare de encher o saco dos outros. Palhaçada!

Pois bem... podemos facilmente afirmar que a resposta para a primeira pergunta é: NADA.

A pessoa não ganha nada sendo mau humorada. Em verdade, ela só perde. Perde cabelos, perde saúde, perde amigos, e se cruzar com outro mau humorado da vida pode acabar perdendo até os dentes por causa de discussões inúteis.

Quanto às causas do mau humor no ambiente de trabalho, existem várias. O sujeito pode estar casado com uma mulher muito feia, ou está preocupado porque o filho anda brincando de boneca, ou comprou o colchão errado e está sem dormir direito há três meses... Ou, vai saber, o sujeito apanha da mulher em casa, e o único momento que ele tem pra mostrar alguma valentia é quando está no trabalho; por isso fica ali reclamando de tudo, dizendo que se ele fosse o chefe faria isso e aquilo... Se este é seu caso, faça o seguinte: Hoje, quando você chegar em casa, depois do trabalho, já chegue dando umas boas bordoadas na mulher. Dá uma boa pranchada nos glúteos da patroa, de uma força tal que fiquem os dedos estampados em vermelho na carcaça. Quando ela ameaçar reclamar, agarre ela pelo lombo e já vai dizendo em bom tom "te aquieta, mulher, que hoje eu estou endemoniado!", e em seguida vai dando uns amassos na patroa. Se ela gostar, você vai poder azucrinar ela no dia-a-dia e deixar seus colegas em paz. Se ela não gostar, então vê se arranja outra mulher, ou outro trabalho, e pare de encher o saco, pô!

Então, ó raios, podemos concluir que o mau humor é uma porcaria de comportamento maldito, infeliz e idiota que alguns xaropes costumam adotar em suas vidas, e que só serve para encher o saco e atormentar a paciência de pessoas calmas, como eu. É uma maldição! Maldição! Deveria ser extinta da face da Terra. Por que ninguém reclama disso? Que droga! Por que uma pessoa calma, que nunca se irrita, como eu, precisa conviver com um FDP que só fala palavrão, caraio? Maldição!

Consequências do mau humor no trabalho:

I. Trabalhar de mau humor prejudica o rendimento individual e da empresa.

II. As pessoas que vivem de mau humor contaminam o ambiente de trabalho com seu baixo astral.

III. O mal humorado acaba contaminando o ambiente e pode inclusive afetar a produtividade de toda uma equipe.

IV. A pessoa mal humorada consegue baixar a moral dos que se aproximam e reflete seu temperamento no ambiente de trabalho, gerando queda de produtividade, competitividade interna, absentismo e interrupções freqüentes do trabalho.

V. O mau humor é prejudicial à saúde, para a harmonia familiar, e ao crescimento profissional.

VI. A melhor receita para o combate ao mau humor é o SORRISO. As pessoas deveriam rir continuamente, rir e dar gargalhadas de vez em quando. Isto é mais natural, mais humano.

VII. No trabalho, estabelecer relações de amizade e empatia amenizam o problema de convivência.

VIII. Quando dizemos “NÃO CONSIGO”, queremos dizer que não estamos preparados para aceitar as conseqüências de mudar nossa visão do mundo e de nós mesmos.

IX. Quando nos rodeamos de bom humor, nós mesmos e todos ganham com isso.

X. SORRIA!!! E TENHA SEMPRE BOM HUMOR.




    Comentários dos visitantes

    From: "Isabel"
    Date: Thu, July 24, 2008 1:27 pm

    Trabalhei com uma mulher exatamente com esse perfil...é horrível...você até adoece....


Comente este texto:

Para comentar o texto, preencha o formulário abaixo:

Seu nome :
Seu email :
Comentário:




Agenda do projeto
[31/07] :: Agendamento de teste CVD
[30/07] :: Contato com FGAN (Alemanha)
Venha fazer parte do nosso grupo!
Vigília Onde Estivermos - Participe!

Copyright 2007 by Everton Spolaor
www.sombrasdarealidade.com.br


Início || Contato com o autor: evertonlspolaor@yahoo.com.br