Livro Inteligência
Sobre o Autor
Conteúdo
Comentários/Leitores
Trechos do Livro
Frases citadas
Bibliografia
Discussões
Compre aqui!
Inteligência
Seja você mesmo!
Desprograme-se!
Sensação de vazio?
Pensar profundo
Tergiversações
Filosofadas
Seja punk
Q.I. 180 pontos
Amplie seu Q.I.
Efeitos paralelos
Sábias conversas
Inglês autodidata
O fluxo do tempo
Caminhos do Sucesso
Solidão
Arrogância
É a vida curta?
Referência
Diário da estrada
Textos de Everton
Ufologia
Sobre o autor
Everton Spolaor
Sou um simples mortal que cultiva o constante aprimoramento do intelecto e que se esforça para tornar este mundo um pouco melhor. Seja bem vindo ao meu website.
Fontes de Inspiração:
Emerson, Einstein, Krishnamurti, Charles Darwin, Thoreau

DESPROGRAME-SE!

Desde que nasceu, você tem sido educado, adestrado, amansado para ser quem a sociedade quer que você seja. Quando você nasceu, ninguém perguntou se você iria querer ser músico, médico, baterista de heavy metal ou monge budista. Simplesmente obrigaram você a estudar um monte de coisas chatas e fizeram você aceitar as idéias da sociedade, sobre o que é certo ou errado, sobre o que é bonito ou feio, sobre o que é bom ou ruim. Você não teve escolha. Seguiu um caminho pré-constituído, como todo mundo faz. Você faz parte da massa, é como uma ovelha dentre milhões de ovelhas. E ovelhas não têm opinião própria, não conversam entre si. Ficam apenas seguindo um pastor, que pode estar levando todas as ovelhas para um campo cheio de alimentos, ou pode as estar levando para um matadouro.

Em outras palavras, sua mente foi programada. Você foi programado, condicionado para acreditar naquilo que a sociedade quer que você acredite. É incrível como as pessoas acreditam em um monte de coisas sem fundamentação alguma. As pessoas frequentam uma determinada religião, e seguem um monte de mandamentos ridículos, só porque foi assim que ensinaram. Nunca param para questionar se existe alguma verdade naquilo em que acreditam.



A história dos macacos.

Você já ouviu a história dos 5 macaquinhos?

Era uma vez um grupo de cientistas que resolveu fazer um experimento com macacos… Colocaram 5 em uma jaula, uma cadeira e um cacho de bananas no lugar mais algo da jaula de forma que só se conseguisse alcançar as bananas subindo na cadeira.

Quando um dos 5 macacos subia na cadeira pra pegar as bananas, os que estavam em baixo eram atingidos por um jato de agua gelada. Toda vez que algum deles subia na cadeira, os outros tomavam o banho de agua fria… Ate que apos algumas tentativas, qdo algum deles tentava subir na cadeira os outros puxavam pra baixo e enchiam ele de porradas. Apos alguns dias, os cientistas substituiram um macaco por outro que nao conhecia a treta da agua fria. A primeira coisa q esse fez foi subir na cadeira, e ser derrubado dela na base da porrada. Sequer deu tempo dos cientistas darem o banho de agua fria nos outros.

Apos alguns dias, trocaram mais um macaco por outro que tbm nao conhecia a hitoria da agua fria… Na primeira tentativa de subir na cadeira, todos os outros macacos baixaram porrada nele, inclusive o q havia sido previamente substituido e ainda NAO tinha tomado um banho de agua fria.

Assim foi sucessivamente ate q todos os macacos originais foram trocados, e nenhum dos macacos q estavam na jaula tinha ainda tomado o banho de agua fria, mas, no entanto, todos eles batiam em qquer um q tentasse subir na cadeira…

Pare de agir como macaco!

Não seja como os macacos da história acima. O ser humano é dotado de um poder enorme, de uma inteligência surpreendente. É uma pena que as pessoas tenham preguiça de usar esta inteligência, é uma pena que tenham preguiça de pensar. Então, comece agora mesmo a refletir sobre suas crenças e sobre seu comportamento. Você faz as coisas que faz porque gosta e porque quer, ou faz somente porque alguém (um pastor, um padre, seus pais, um professor etc.) disse pra você que você tem que fazer assim?

Um abraço,

Everton Spolaor



Comentários dos visitantes:

From: "YNAMREG"
Date: Sun, June 22, 2008 5:11 pm

LEGAL! O q n~ falta na atualidade é esse tipo de mon - key, essa palavra moon-key , estranha neh. voltando aos macacos , será q a chave para muito esta na lua? pq. tantos satlts e taum pocas expedisssoes lunares? np inicio projetaram bases lá, era O SONHO. Depois q conseguiram APORTAR na LUA . abandonaram o projeto , asimm sem mais nem menos, ate parece que AQUILO TEM DONO, e q ele naum quis muito papo, sobre novos vizinhos.

From: "LUCIENE" [lucienemaiaamorim@hotmail.com]
Date: Sun, April 12, 2009 9:12 pm

muito boa essa historia ,como tem muitas pessoas agindo como macaco, inclusive eu ,mas quando vejo pessoas de mente aberta q busca o novo me sinto fortalecida a lutar pelos meus objetivos

From: "Felix de Nole" [dndprog@hotmail.com]
Date: Thu, April 30, 2009 6:58 pm

Eu ri muito dessa historia nossa simboliza uma cadeia de reação unica nimguém sabe o por que de toda pancadaria , mas depois também começa a bater. ual hilario.

From: "Natânio" [nataniocarreira@hotmail.com]
Date: Mon, August 3, 2009 1:58 am

Em primeiro lugar eu gostei muito da história do macaco; isso faz com q as pessoas realmente reflitam sobre sua própria vida, deixando de lado certas coisas q na verdade nem sabe se e aquilo msm, VLW Everton Spolaor... vc me ajudou em certas coisas q eu estava precisando msm VLW.
UM ABRAÇO...

From: "John poustre" [johnny@hotmail.com]
Date: Thu, November 26, 2009 10:20 pm

Everton, Suas postagens são fantásticas, realmente é para se refletir muito.
Esta história dos macacos reflete o quanto somos manipulados e condicionados á seguir sistematicamente as crenças estabelecidas pela sociedade, sem ter ao menos o direito de contestá-las.
Um grande abraço!


Comente este texto:

Para comentar o texto, preencha o formulário abaixo:

    Seu nome :
    Seu email :
    Comentário:






Copyright 2007 by Everton Spolaor
www.sombrasdarealidade.com.br


Início || Contato com o autor: evertonlspolaor@yahoo.com.br