Livro Inteligência
Sobre o Autor
Conteúdo
Comentários/Leitores
Trechos do Livro
Frases citadas
Bibliografia
Discussões
Compre aqui!
Inteligência
Seja você mesmo!
Desprograme-se!
Sensação de vazio?
Pensar profundo
Tergiversações
Filosofadas
Seja punk
Q.I. 180 pontos
Amplie seu Q.I.
Efeitos paralelos
Sábias conversas
Inglês autodidata
O fluxo do tempo
Caminhos do Sucesso
Solidão
Arrogância
É a vida curta?
Referência
Diário da estrada
Textos de Everton
Ufologia
Sobre o autor


200.000 km de C4 VTR

"Vim ao mundo para viver, não para ser comum".

Acompanhe nesta página as aventuras e os desafios enfrentados com esta bela máquina. Serão duzentos mil quilômetros percorridos nos mais diversos tipos de terreno, sem qualquer adaptação ou modificação na mecânica original.
Seja bem vindo ao meu website.


Um pouquinho sobre o VTR.
O Citroën C4 VTR chegou ao mercado nacional em 2006, importado da França.

Com visual ousado, excelente construção, bom desempenho e lista de equipamentos recheada, ele logo conquistou muitos fãs. Mas, com apenas três anos de mercado, a Citroen deixou de importá-lo.

Motivo? A mentalidade claudicante do brasileiro, que considera que é "ruim" ter um carro de apenas duas portas.
Ora, se eu não sou taxista e não tenho filhos, por que diachos compraria um carro de quatro portas?

Outro elemento que influenciou as vendas foi o desenho ousado do C4 VTR. Com este design, não há meio termo. Ou você adora ou odeia.

No meu caso, ocorreu a primeira opção.


Talvez lhe interesse também:
Lojinha virtual
Conheça a Tekno Imports
Maminha no espeto
Aprenda a fazer uma deliciosa maminha
Medo de dirigir?
Dicas estranhas para perder o medo.
Q.I. 180
Buscando a elevação do intelecto


Faça seu caminho!

"Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros já foram."
[Alexander Graham Bell]

"Não existe um caminho para a felicidade.
A felicidade é o caminho."
[Mahatma Gandhi]

"Cada homem deve inventar o seu caminho."
[Jean-Paul Sartre]

FICHA TÉCNICA DO VTR:

Fabricante: Citroen
Modelo: C4 VTR 2.0 16V
Ano: 2009
Combustível: Gasolina/GNV
Procedência: França
Peso: 1279 Kg
Cilindrada: 1997 cc
Portamalas: 314 litros
Tanque: 60 litros
Tração: Dianteira
Comprimento: 4270 mm
Entreeixos: 2600 mm
Coeficiente: 80,89
Aceleração 0-100 km/h: 10,9s
Veloc. máxima: 201,9 km/h
Torque: 20,4 kgfm a 4000 rpm
Potência: 143 CV a 6000 rpm
Consumo urbano: 8,5 km/l
Consumo rodovia: 12,9 km/l
Potência espc.: 71,61 CV/litro
Peso/Pot.: 8,94 Kg/CV
Câmbio: Manual 5 marchas


Setembro de 2009
10.000 Km
Na flor da idade

Um automóvel não é simplesmente um meio de transporte. Se assim o fosse, cada um de nós se contentaria em ter uma Kombi branca da década de 80 na garagem. Em verdade, em verdade, irmãos, eu vos digo que uma Kombi branca seria suficiente para a maior parte de nossas necessidades. Mas eu não vim ao mundo apenas para suprir minhas necessidades. A vida é feita de sensações, de experimentações, de mudanças. E o homem é aventureiro por natureza, desbravador por natureza. Por que deveria eu me contentar com o comum, com o corriqueiro, com o que é insípido e inodoro?

Para algumas pessoas, o automóvel é um símbolo de status, de poder, de conquista. Pessoalmente, acho isso uma grande bobagem. Se eu compro um automóvel, compro-o para minha apreciação, para meu conforto, não para agir como fazem os apedeutas e beócios que sentem uma insana necessidade de se mostrarem superiores aos outros – e sem saber que ao agirem assim demonstram exatamente o contrário.

As pessoas têm o costume de crer que existe o eu e o mundo, que são coisas distintas. Mas a verdade é que não somos meros usuários dos bens naturais; somos uma extensão de um todo e a Natureza é uma extensão de nosso eu. E similar ao que ocorre com as conchas, que são extensão do corpo do molusco, ou com o cipó que constitui extensão do braço dos macacos, assim também ocorre com o automóvel, que por nossa escolha se transforma em extensão de nossas pernas e de nossa liberdade. E quais são os critérios que você utiliza para escolher esta extensão?

Há quem escolha o carro unicamente pelo preço. Outros, pelo tal do status. Há quem escolha pela potência do motor, ou pelo percentual de desvalorização.


Setembro de 2009
DICA IMPORTANTE para melhorar - MUITO - o desempenho do C4 VTR
11.000 km

Seu VTR fica falhando pela manhã?
Fique sabendo. Não é nenhum defeito do veículo. Isto ocorre porque a gasolina brasileira é PODRE. E aqui está a minha dica. Utilize a gasolina PREMIUM da Ipiranga.
Ela custa um pouco mais que a comum, mas vale a pena. Faça o teste!
Depois que passei a usar a Premium, o carro nunca mais falhou, e senti um incremento na potência.
A Gasolina Original Premium possui octanagem similar às gasolinas premium dos Estados Unidos e da Europa, além de um pacote de aditivos de última geração. Portanto, se você não abre mão de desempenho, passe num posto Ipiranga e abasteça seu carro com a Gasolina Original Premium. Sua aditivação reduz a formação de depósitos no sistema de injeção/carburador, melhorando ainda mais a performance do seu veículo.


Setembro de 2009
Passeio na Serra do RS
11.000 km

Gosto muito de passear na serra gaúcha. Degustar vinhos, apreciar a paisagem. Tudo é muito agradável.
Na foto acima, peculiar recanto em Galópolis.

Que legal estas casas de tijolo à vista.

Saindo da BR101 passei pela nova estrada do sol. Ficou fantástica esta rodovia, com seus túneis, pontes e belas paisagens.

Acima, paradinha numa vinícola para forrar o portamalas.

Hotel em Gramado

Este é o hotel Canto Verde, em Canela. Recomendo a todos. A diária não é das mais caras, tanto os quartos quanto os serviços são ótimos.


Outubro de 2009
13.000 Km
Instalação do kit GNV

Ok, ok... Muita gente irá me xingar por ter instalado GNV no VTR. Mas vejam... percorrerei 200.000 km em cerca de 3 anos. Se eu fizesse isto somente com gasolina, o custo total seria em torno de R$ 50.000,00!!! Não dá, né?

Com o GNV, o custo cai para R$ 18.000,00.

Reações adversas:

A redução de despesas é grande com o GNV. Mas com um custo de R$ 4.200,00 para o kit, não vale a pena instalar em veículos que rodam menos que 2000 km por mês. E além do custo inicial, há alguns desconfortos. É preciso ajustar ou trocar as molas traseiras, pois o peso dos cilindros deixa o carro muito baixo na parte de trás. Evidentemente, há também considerável perda de espaço no bagageiro.

Ao acionar o gnv, notei uma perda de uns 20% na potência do motor.


Abril de 2010
59.000 Km
Encontrando os amigos

Passamos um final de semana em Florianópolis. Ao olhar pela janela do hotel, o que vejo? Igualzinho, igualzinho, outro belo espécime da família VTR.

A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delícia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acredita e confia em você.
[Ralph Waldo Emerson]


Julho de 2010
75.000 Km
Hora do banho

A primeira qualidade do estilo é a clareza.
[Aristóteles]


Agosto de 2010
78.000 Km
Mais cor em um mundo cinzento

O horizonte está nos olhos e não na realidade.
Voltando do trabalho para casa, resolvi sair um pouco do que precisam fazer quando chegarem ao destino. Não percebem o intenso mundo ao seu redor, porque não vivem no presente. Estão sempre pensando no ontem ou no amanhã.

"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.
E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro.
E vivem como se nunca fossem morrer.
...e morrem como se nunca tivessem vivido."
[Dalai Lama]


Setembro de 2010
81.000 Km
Rallye

Fui conhecer o Parque Nacional dos Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul. Mas ninguém me avisou que teria que enfrentar uma estrada cheia de pedregulhos soltos, buracos e muita poeira.

Mas tudo bem. A belíssima paisagem compensa algumas horas de solavancos.

No começo da estrada de chão eu estava indo devagar, mas como não sou lá das mais pacientes pessoas, resolvi afundar o pé. O VTR se comporta muito bem neste tipo de estrada. No entanto, detectei um efeito colateral que já imaginava que fosse acontecer. Os plásticos da parte interna, na tampa traseira, começaram a se desprender e a fazer um barulho muito irritante. Aquele téc téc... teréc tréc... Mas não é nada que alguns pedaços de esponja não resolvam.

Ah, sim... Os pneus, que já estavam perto da hora de trocar, acabaram de vez. Tive que trocar todos.
Setembro de 2010 :: Malditos buracos!
84.000 Km

Sempre que atropelo um buraco na estrada lembro do maldito IPVA.

Há pouco mais de um mês troquei os pneus, mas em uma de minhas incursões por estas estradas esburacadas acertei em cheio uma baita cratera que acabou com meus pneus, ou melhor, com os pneus do carro. Raios!


Despesas malditas! Eis o lado negro de pegar a estrada todo dia.
Avaliação dos pneus que já usei
Sempre procuro utilizar pneus de alta performance. Custam um pouco mais caro, mas são muito mais seguros. Veja abaixo uma ingênua avaliação que fiz das marcas utilizadas, com dimensões 225/45 aro 17.

Michelin Pilot Sport
Toyo Proxes
Ling Long

Marshal MH11

Yokohama CDrive
Sem dúvida alguma, este foi o melhor pneu que usei. Resiste bem aos impactos (buracos, saliências, pedras etc.), não é barulhento e corta bem as poças dágua. O problema é o preço. Está na faixa dos R$ 700,00 cada.
Outro ótimo pneu. Recomendo. Peguei vários buracos, andei em entrada de chão e não surgiu nenhum dano, como bolha ou algo similar. O preço não é lá dos melhores, mas Brasil é isso mesmo, tudo é exploração.
Estes pneus de origem chinesa chegam a custar um terço dos fabricados no Brasil mas são uma bosta. Causam aquaplanagem facilmente e duram pouco. Batendo o olho você já percebe que são mais finos em espessura de parede.
Bem, espero não estar fazendo injustiça. Mas apenas duas semanas após colocar este pneu, peguei um buraco na estrada e eles ficaram com enormes bolhas. Percebi que as laterais do pneu são muito moles. Não gostei.
Bastante similar ao Toyo. Gostei. Durável, robusto, resistente às porcarias de estradas brasileiras. Um pouco mais barulhento que o Michelin, e o preço é igual ao do Toyo.

Outubro de 2010
Passageiro ilustre

86.000 Km

"Os cães são o nosso elo com o paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão ao pé de uma colina numa linda tarde, é voltar ao Éden onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."
( Milan Kundera )



Novembro de 2010
Churrasco com a família no parque

89.000 Km

Ah... nada como um churrasco ao ar livre com a família.
Que bom seria se todas as cidades tivessem um lugar assim, com churrasqueiras, uma bela paisagem, segurança e tranquilidade para levar a família.

"A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família."
[Léon Tolstoi]


Março de 2011
Queimou o motor de arranque
100.000 km

Um dia tinha que acontecer. Tudo estava tão bem... nenhum problema sério, nenhuma pane, nenhum comportamento estranho do veículo ocorreu até os 100.000 km. E então, pow! No sábado pela manhã fui ligar o carro, e nada. Nenhum barulho, nada aconteceu. Raios! A primeira coisa que pensei foi tratar-se de um fusível queimado. Bateria não poderia ser, pois já havia trocado aos 80mil km. Então abri a caixa de fusíveis sob o capô para verificar os fusíveis mais importantes, como o do sistema de injeção e outros. Bingo! O fusível do motor de arranque estava queimado. Então tirei um dos fusíveis da luz de ré e coloquei no lugar do fusível queimado. Mas ao ligar, novamente nada acontece. E pior, queimou o outro fusível também. Procurei por cabos soltos, por algum curtocircuito, mas não encontrei nada. Assim, só me restou mandar o carro pra oficina. Infelizmente tive que esperar uma semana inteira, porque nenhuma concessionária da região tinha o motor em estoque.


Agosto de 2011
Dia de manutenção

111.000 Km

Mais um dia de manutenção.
Tive que trocar a correia dentada (segunda vez), esticador, rolamento da correia, bomba dágua, filtro de combustível e filtro de óleo. Toda essa parafernália da foto abaixo.

Custo total: R$ 1.100,00.

Fiz o reparo na oficina Mundial, de Jaraguá do Sul.




Novembro de 2011
Quem tem a si mesmo nunca está só.

120.000 km

Aproveitei o belo fim de semana para pedalar em uma estradinha longe da cidade. Embora a maior parte das pessoas considere a solidão como algo ruim, a verdade é que existe uma tremenda diferença entre estar sozinho e estar consigo mesmo. Mesmo no mais amplo deserto, mesmo na mais tenebrosa escuridão, quem tem a si mesmo nunca está sozinho.

Para carregar a bike, há alguns anos instalei o engate para carretinha e comprei um suporte para bicicletas que pode ser afixado somente na esfera do engate, não sendo necessário prender fitas ou cabos em nenhuma parte do veículo.

Deixei o carro na frente de uma simpática igrejinha e pude curtir agradáveis pedaladas em um magnífico cenário.

Descr1
Descr2
Descr2
Descr2
"Rir muito e com freqüência; ganhar o respeito de pessoas inteligentes e o afeto das crianças; merecer a consideração de críticos honestos e suportar a traição de falsos amigos; apreciar a beleza, encontrar o melhor nos outros; deixar o mundo um pouco melhor, seja por uma saudável criança, um canteiro de jardim ou uma redimida condição social; saber que ao menos uma vida respirou mais fácil porque você viveu. Isso é ter tido sucesso."
[Ralph Waldo Emerson]
Condições do veículo:
Está havendo consumo escessivo de óleo. No entanto, não há fumaça, nem cheiro de óleo queimado, e nada no chão. Também não vi vazamento sob o motor. Estranho isso. Mas o fato é que estou colocando um litro de óleo quase toda semana. Já agendei uma visita à concessionária para verificar o problema.

Dezembro de 2011
Hora de manutenção na LeMonde de Jaraguá do Sul
125.000 km

Merece meus parabéns a LeMonde de Jaraguá do Sul.
Sempre que vou lá sou muito bem atendido e a qualidade do serviço é excelente.
Desta vez deixei o veículo apenas para fazer a troca de óleo e das palhetas do limpador do parabrisa. A troca do óleo e do filtro de óleo totalizou R$ 179,00. Já o limpador saiu por um preço meio que azedo: R$ 229,00.

Recebi o carro limpinho (e acreditem, estava horrível de sujeira...). Pena que alguns minutos depois já caiu uma garoa e foi adeus, carro limpinho.


Dezembro de 2011
Enfim, férias!
126.000 km

"A maioria das pessoas planeja suas férias com mais cuidado do que planeja suas vidas. Talvez porque fugir é mais fácil."
[Marcio Kuhne]

O problema das férias é que elas acabam cedo demais.
De qualquer forma, é hora de conhecer novos lugares, experimentar novos sabores, novas experiências.


Dezembro de 2011
Estranho prédio em Santa Maria, RS
126.000 km

No alto de um morro do bairro Itararé, em Santa Maria (RS) existe um casarão abandonado. A aparência de um dos prédios lembra um antigo matadouro. Subi até lá, mas não me aventurei muito próximo porque trata-se de propriedade particular e ouvi dizer, de fontes confiáveis (ou nem tanto) que este é o bairro mais violento da cidade.

Bem, não consegui descobrir o que é este prédio, mas pelo menos deu umas belas fotos.


Dezembro de 2011
Passeio por Gramado e Canela
126.000 km

Muito legal a réplica da Torre Eiffel que a loja da Citroen de Gramado colocou junto ao show-room.
Com seis metros de altura, a réplica da torre foi confeccionada pela Metalúrgica Buzin, em parceria com os arquitetos Eduardo Fonseca e Alessandra Barbisan, da Plano 1 Arquitetura, com a Delta Laser.

No momento da foto estava começando a chover, o que atrapalhou um pouco a fotografia, mas assim mesmo ficou muito legal.


Dezembro de 2011

Passeio por Gramado e Canela
126.000 km

O mais notável nas ruas do centro de Gramado é que foram praticamente abolidos os postes de energia elétrica. Eu sempre fico revoltado quando encontro um prédio que daria uma bela foto mas que está atrás de um emaranhado horrível de fios, cabos, postes e similares.

Condições do veículo:
Desde os 100.000 km o veículo vem apresentando vibração no momento do arranque. Esta vibração ocorre somente quando solto a embreagem devagar com a primeira marcha engatada. Assim, creio que o disco da embreagem deve estar empenado ou excessivamente gasto. Em janeiro vamos à oficina checar. Também está havendo um gasto maior de óleo. Cerca de um litro para cada 1000 km. Fora isso, nenhum problema. Nenhum barulho estranho no motor, nenhuma vibração ou ruído ao volante. Tudo beleza.


Fevereiro de 2012
Substituição do kit embreagem
132.000 km

Já estava mais que na hora de trocar o kit embreagem. Desde o meio do ano passado tenho notado uma forte trepidação que surge no momento da arrancada, em primeira marcha. Pois bem, agendei a troca na concessionária Citroen de Jaraguá do Sul. Como sempre, fui muito bem atendido, mas tive que esperar três semanas até a chegada das peças, que precisaram vir de outra cidade.

Deixei o carro de manhã e peguei no final da tarde. Notável diferença pude verificar ao pisar no pedal da embreagem. Ficou que é uma manteiga, parece carro zero. Mas com o valor gasto (R$ 1.763,00), devia vir não apenas a manteiga, mas um café colonial completo e um bom vinho Cabernet Sauvignon de cortesia. Ah, mas minha choradeira rendeu frutos. Bem, não exatamente um fruto, mas rendeu uma cadeira de praia que me foi dada de brinde. Legal. Amenizou um pouco o estrago feito no bolso, mas mesmo assim, vou lhes dizer uma coisa: carro é como um filho. Pode até dar momentos de alegria, mas o estrago que faz na conta bancária é fenomenal.


Fevereiro de 2012
Mas que calor!
132.000 km

Surpresa desagradável. Pifou o ar condicionado do carro. E justamente em um dia de derreter mandioca no asfaltoa. Na concessionária fui informado de que o problema é em uma válvula, que deveria ser trocada. O problema é que a Citroen não fornece a tal válvula separadamente. Você precisa comprar o kit completo, com a tubulação, presilhas e tudo mais, e isso sai por mais de mil reais. No way! Levei o carro à oficina Haas, que fez o serviço por R$ 350,00.

font face=arial size=3 color=black>

Lista de todos os DEFEITOS desde a compra até os 133.000 km:


Pois bem, pessoal. Vou colocar aqui uma lista de todos os defeitos que o veículo apresentou ao longo de quase três anos de uso e de mais de 133.000km. Vale lembrar que 133.000 km equivalem a mais de três voltas completas no nosso planeta. Então, vamos lá:

1) Banco do carona não inclina. Sei lá o que houve, mas como este banco é pouco usado (somente em finais de semana, pela patroa), nem me preocupei em consertar. Ok, é meio que desleixo. Mas já estou procurando um lugar pra arrumar e deixar tudo ok.

2) Revestimento traseiro dos bancos está um pouco solto. O interior do veículo é todo com revestimento em couro. Na parte de trás dos bancos (motorista e carona) há uma peça grande de plástico que está se soltando do revestimento de couro. Em breve levarei a alguma oficina para arrumar.

3) Má conexão do cabo do airbag sob o banco do carona. Já vi este problema relatado na internet, por ooutros proprietários de C4. Aparece no painel uma mensagem do tipo “defeito no sistema de airbag”. Sob o banco do carona há um cabo, muito mal feito, por sinal, que serve para acionar um dos airbags. Acontece que o cabo precisa se mover toda vez que você move o banco para frente ou para trás (para alguém acessar o banco traseiro, por exemplo). Assim, como este cabo foi projetado por algum estagiário ou pelo padeiro da esquina, depois de certo tempo a conexão começa a falhar. Isto é horrível, porque tal tipo de falha simplesmente desativa todo o sistema de airbags e também desliga o sistema ABS. Provavelmente esta é a maior cagada que fizeram no C4.

4) Farol de xênon (original de fábrica) falhando. O farol iluminava muito bem, mas incomodava as pessoas que vinham em sentido contrário. Assim, decidi por remover este sistema e passei a usar as lâmpadas brancas da Philips, que dão uma luz branca mas que não incomodam os outros motoristas.

5) Motor de arranque queimou. Pois é, do nada. Certo dia simplesmente pifou, por volta dos 100.000 km de uso.

6) Plásticos do revestimento interno fazendo barulho. E que coisa chata é carro com barulhinhos internos. Por um tempo, resolvi o problema usando cola e esponja. Em verdade, é só uma pequena peça na parte traseira. Coisa simples de arrumar.

7) Vazamento na mangueira do esguicho do parabrisa. Na concessionária trocaram a peça gratuitamente. Era só um "T" que quebrou. Eu uso bastante o esguicho, pois de manhã é comum haver neblina ou chuvisco.

8) Barulho no vidro esquerdo quando aberto. Pois é, se deixar o vidro um pouco aberto (uns 10 cm de abertura) e passar em uma estrada esburacada (coisa rara no Brasil...), parece que o vidro está solto dentro da porta. Hum, tá, exagerei. Mas faz um maldito barulho que some se eu abrir um pouco mais ou fechar de vez. Eu detesto qualquer barulho que não seja do motor ou do heavy metal quando está tocando.

9) Ar condicionado pifou. Consertei em uma oficina especializada, por R$ 350,00.

10) Alavanca para acessar o compartimento do motor trava. Trata-se daquela alavanca que o frentista do posto de gasolina aperta para levantar o capô. Apertei com uma alicate e coloquei uns pingos de óleo. Problema resolvido.


Coloquei o GPS no canto, pra ficar mais fácil de acessar. A ventosa está no vidro pequeno da porta.

Fevereiro de 2012
O mundo das sombras
132.000 km

É certo que para qualquer pessoa os limites do mundo são exatamente os limites de suas próprias experiências. Assim sendo, pessoas que não se preocupam em evoluir, em adquirir cultura, conhecimento e sabedoria estão condenadas a viver em um mundo pequeno, bastante limitado, além de estar sujeito à pujança da alienação. Acabará por viver às sombras da realidade.

Para um homem, não há liberdade mais importante que a liberdade de pensamento.

"É tarefa da verdadeira educação desenvolver a individualidade, instruindo os jovens para que sejam pensantes e não meros refletores do pensamento de outros". [Ellen G. White]

"O sábio teme o céu sereno; em compensação, quando vem a tempestade ele caminha sobre as ondas e desafia o vento." [Confúcio]

"Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite." [Clarice Lispector]

Outubro de 2012
Manutenção - freios
160.000 km

Manutenção sempre dói no bolso.


Abril de 2013
Manutenção - suspensão
183.000 km

Manutenção sempre dói no bolso.


Abril de 2013
Mecânico desatento, é nisso que dá.
183.000 km

Como vocês podem verificar na tabela acima, acabei de trocar os amortecedores do carro. Troquei também as barras (que chamam de triângulo), e o custo total ficou em um pouco mais de R$ 3000,00.
Ok, pois dois dias depois de fazer a troca na concessionária da Citroen, ao fazer uma manobra para estacionar no supermercado, a roda dianteira esquerda simplesmente se soltou do pivô, fazendo o veículo ficar completamente sem controle. Por pura "sorte" (sorte!?) eu estava devagar. Se isso tivesse ocorrido na rua, em uma estrada qualquer ou em uma rodovia, seria morte. Imagine estar fazendo uma curva e ter a roda solta!

Vejam na foto abaixo o que aconteceu. Algum mecânico PATETA esqueceu de prender o parafuso da extremidade do pivô. Sério, é muita incompetência.

Como pode uma concessionária cometer um erro tão tosco como esse?
Com a ajuda de um mecânico conhecido, levantamos o carro e encaixamos de volta a roda, para pelo menos podermos levá-lo até o pátio externo do supermercado, já que o guincho não consegue entrar lá, pela altura do teto.

Estão vendo aquele óleo todo escorrendo sob o veículo? É o óleo do motor, que vazou todo. Nem sabia que isso podia acontecer quando a barra se solta.

Pois bem, segunda-feira cedinho levei o carro de volta na oficina e fui muito bem atendido, apesar de ter chegado lá xingando meio mundo. Corrigiram o problema, completaram os fluidos e até deram uns brindezinhos. Isso me serviu para lembrar de SEMPRE verificar o serviço feito. Hoje em dia não se pode confiar nem em uma sombra.

Junho de 2013
Hora de pintar a lataria
191.000 km

Ok... Já que estamos chegando aos 200.000 km, vamos chegar de cara nova.
Enquanto estou trabalhando, meu VTR passa o dia inteiro no estacionamento, sujeito a todo tipo de arranhões e batidas. É impressionante o quanto esse nosso povo é ruim. Não zelam pelo próprio patrimônio, e muito menos pelo patrimônio alheio.
Depois de quatro anos de uso, vejam o estado em que está a lataria do coitado do VTR:

- Farol esquerdo com presilhas quebradas (alguém bateu no estacionamento);
- Ambos os faróis um pouco amarelados;
- Parachoque dianteiro com vários arranhões e pipocado pelas pedras que voam nas nossas belas estradas;
- Porta esquerda arranhada, sei lá por quem;
- Porta direita mais arranhada que a outra;
- Uma borracha do vidro está um pouco solta;


Encontre o VTR na foto acima!


Despesas desde o momento da compra.

Este é o lado ruim de possuir um automóvel. Se eu morasse perto do trabalho, como era há alguns anos, poderia me deslocar de bicicleta. Na média, o custo de deslocamento está sendo de cerca de 12 centavos por quilômetro. Confira abaixo.



Comente este texto:

Para comentar o texto, preencha o formulário abaixo:

    Seu nome :
    Seu email :
    Comentário:



xxxxxxxxx

Conheça o meu primeiro livro:

INTELIGÊNCIA:
Caminhos para a Plenitude
Desenvolva uma mente mais criativa

Muito além do Q.I., a verdadeira inteligência é aquela que dá ao homem o poder de modificar o ambiente através de idéias que foram formadas pelo livre pensamento e que não estão presas à pujança dos instintos animais. Através do encadeamento de idéias busquei elaborar uma obra espirituosa, objetiva e eficaz no sentido de despertar nas pessoas aquilo que a Natureza, em sua intangível sabedoria, nos concedeu de mais valioso: o poder de pensar.


Gostou deste site?


Copyright 2007 by Everton Spolaor
www.sombrasdarealidade.com.br


Início || Contato com o autor: evertonlspolaor@yahoo.com.br